Facebook Contato

Ectrópio

O ectrópio palpebral, também chamado simplesmente de ectrópio, refere-se a uma condição na qual a margem palpebral, comumente a inferior, se distancia de sua posição anatômica normal, que é em contato com a conjuntiva bulbar, passando a ficar evertida. Mais simplificadamente, a pálpebra vira para o exterior, deixando a superfície interna exposta.

A sintomatologia consiste de epífora (lacrimejamento constante), olho vermelho e sensação de corpo estranho. O ectrópio acomete, mais comumente, os indivíduos com idade mais avançada; porém em casos específicos, também pode acometer indivíduos mais jovens comprometendo muito a qualidade de vida, além de representar importante alteração do ponto de vista estético.

Na maioria das vezes, a cirurgia é necessária. Após a cirurgia, talvez o paciente precise usar temporariamente um tapa-olho. O médico também poderá prescrever uma pomada de esteroides e antibióticos para evitar infecções. Analgésicos comuns e compressas frias podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço. Em alguns pacientes, o alívio é imediato.